Foliculite da Barba - O que é e como tratar



A maioria dos homens acaba sofrendo de foliculite, que pode aparecer após o ato de barbear. Esta condição afeta, principalmente a região do pescoço, caracterizado por lesões vermelhas e inflamadas favoráveis à contaminação.

O que é Foliculite?

Foliculite é a inflamação de um ou mais folículos pilosos que pode ocorrer em qualquer lugar da pele aonde se encontrem os folículos, comumente causada por bactérias, como o estafilococo, ou outros fatores.
A infecção aparece como pequenas espinhas, de ponta branca, em torno de um ou mais folículos pilosos. 
A foliculite pode ser superficial ou profunda. No primeiro caso, afeta apenas a parte superior do folículo piloso.
A foliculite também pode ser causada por pelos “encravados”, o que frequentemente acontece por quem usa lâminas de barbear. A lâmina realiza uma “raspagem” no estrato córneo, retirando, não apenas o pelo, mas também camadas mais superficiais da pele. Ao longo do tempo, isso causa uma hiperqueratinização do local, dificultando a saída do pelo, fazendo com que ele “encrave” causando uma inflamação localizada, muito parecida com acne.

Como Evitar a Barba Inflamada

As causas mais comuns de danos ao folículo capilar incluem:

•  Lesão ao se barbear ou atrito provocado por roupas muito apertadas 
•  Transpiração excessiva 
•  Condições inflamatórias da pele, como dermatite e acne, por exemplo.

Como tratar a Foliculite?

Para evitar e reduzir a foliculite são necessários alguns cuidados básicos:

1. MANTER A PELE LIMPA
A higiene é essencial para evitar que a pele fique sujeita a infecções e inflamações que possam incomodar. O ideal é lavar o rosto todos os dias e usar sabonetes suaves, que não ressequem a região. Nossa sugestão para manter a pele sempre limpa: 

Sabonete Líquido para Limpeza Diária - 200ml

2. PREPARAR A PELE ANTES DE BARBEAR
Usar hidratantes e cremes de barbear adequados para o processo de pré-barbear. Evitar produtos com muita oleosidade, pois facilitam as inflamações, já que a pele da face é muito oleosa. Deixar o creme em contato com a pele de cinco a dez minutos antes de começar a fazer a barba. 

Além de facilitar o barbear, os ativos que compõem nossa Espuma de Barbear, atuam na renovação celular e evitam a formação de foliculite:

Espuma de Barbear com Aloe Vera e Hidroviton -  50ml

3. FAZER A BARBA NO BANHO
Deve-se optar por fazer a barba durante o banho. A água quente do chuveiro e o vapor ajudam a dilatar os poros. Após o término, é indicado lavar o rosto com água fria para fechar os poros mais rapidamente, visando evitar as inflamações.

4. RETIRAR OS PELOS NA DIREÇÃO CORRETA
A retirada dos pelos deve respeitar o sentido em que eles crescem, nunca ao contrário.

5. CREME PÓS-BARBA
Logo após o ato de se barbear, é indicado o uso de cremes hidratantes, anti-irritantes e com ação calmante. Se a região já estiver inflamada e contaminada por microrganismos, ativos com ação anti-inflamatória e antimicrobiana podem ser acrescentados ao creme. 

Para ajudar a resolver o problema daquelas bolinhas que aparecem ao se barbear, a Denagen criou uma fórmula com Verochic® e Azeloglicina: 


Verochic promove a melhora da textura e uniformização da pele, com sua ação antimicrobiana, antioxidante e renovadora celular e Azeloglicina proporciona benefícios antiacneicos como seborregulador, clareador, ação antisséptica, anti-inflamatória e estimula a renovação celular. Ideal para pele acneica na prevenção e redução da hiperpigmentação pós-inflamatória.

Saiba mais em nossa loja virtual:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Loção Anti-queda de Cabelo com Minoxidil e Pilocarpina

Hipercromias (Manchas na Pele) - O que são e como tratar

O Ganho de Massa Muscular com a Fitoterapia