Hipercromias (Manchas na Pele) - O que são e como tratar



O QUE SÃO HIPERCROMIAS?


As hipercromias cutâneas são desordens na pigmentação originadas por uma produção excessiva de melanina, que contrasta com regiões adjacentes, gerando diferença de tonalidade por concentração localizada de pigmentos.

As pesquisas recentes mostram que o desenvolvimento da hipercromia engloba outros fatores, indo além da radiação UV: alterações na microbiota, predisposição genética e hormonal, tabagismo, exposição à poluição tanto física quanto digital. Somando a todos esses fatores, na pele brasileira, ainda há uma grande miscigenação, o que contribui para dificultar ainda mais o cuidado do melasma. 

São mais de 375 genes envolvidos na melanogênese, os quais podem ser ativados ou desativados em função do expossoma. Considerando todos os fatores e etapas que levam a formação da melanina, fica claro que apenas o uso do FPS não é mais suficiente para evitar o desenvolvimento do melasma. 

Um diferencial é a utilização de ativos dermocosméticos e nutricosméticos que se complementam e atuam em diversas etapas da melanogênese, personalizando o cuidado com a hipercromia de acordo com as características e susceptibilidade de cada indivíduo. Não existe um protocolo universal para o cuidado da hipercromia, já que há inúmeros fatores envolvidos. Vale ressaltar que as diferenças étnicas somadas à resposta individual ao expossoma é que é responsável pela ocorrência dos variáveis tipos de hipercromia. Deve-se cuidar caso a caso, sendo fundamental personalizar o tratamento de acordo com a necessidade de cada pele. #mandamanipular

TIPOS DE HIPERCROMIA

💮 MELASMA: O melasma é uma hipercromia adquirida, caracterizada clinicamente por manchas de cor marrom de várias tonalidades predominantemente em áreas fotoexpostas, com predominância na região centro facial (em torno de 60%), malar (em torno de 25%) e mandibular (menos de 10%). Há vários fatores atribuídos à sua etiologia, embora, nenhum deles pode ser exclusivamente responsabilizado pelo seu surgimento. Contudo, predisposição genética, influência hormonal (como gestação), uso de contraceptivos orais e terapia hormonal e exposição à radiação ultravioleta são fatores primordiais ao seu desenvolvimento.



💮  MELASMA RESISTENTE: O melasma é uma dermatose de evolução crônica e difícil tratamento por virtude de sua manifestação recorrente e pode gerar impacto importante da qualidade de vida uma vez que afeta aspectos sociais e atividades de lazer e trabalho. O que se observa é que alguns tipos de melasma são mais resistentes que outros. Em geral os melasmas resistentes possuem um depósito de melanina mais profundo na derme e são mais reativos a luz e calor, sendo mais difíceis de serem tratados.




💮  MELANOSE SOLAR: São manchas muito conhecidas por manchas senis, que ocorrem em decorrência à exposição ao sol ao longo da vida nas áreas mais expostas à radiação UV, como rosto, dorso da mão, braço, e colo. 



💮  SARDAS: As sardas são manchas pigmentadas que podem variar do marrom claro para o escuro. Costumam aparecer durante a infância, sendo mais comuns em indivíduos de pele mais clara e em geral ocorrem em locais mais atingidos por queimaduras solares, como rosto, colo e ombros.



💮  HIPERCROMIA PÓS-INFLAMATÓRIA: A hipercromia pós-inflamatória HPI é caracterizada por manchas pigmentadas na pele desencadeado por um dano cutâneo, como por exemplo: escoriações, picadas de insetos e queimadura solar aguda. Algumas dermatoses como acne, psoríase, líquen plano, dermatite de contato alérgica ou irritativa, dermatite atópica e reação à medicação são condições que podem ocasionar HPI. Ocorre mais frequentemente em indivíduos de fototipo alto com tendência à cronicidade e as lesões se limitam ao local da dermatose de base. 



COMO TRATAR - USO DE DESPIGMENTANTES TÓPICOS 💆 E ORAIS 💊

Para que o cuidado da pele seja efetivo, é interessante o uso associado de ativos dermocosméticos e nutricosméticos que atuam em diversas etapas da melanogênese. Cuidar para reduzir e controlar hipercromias.

💆 Whitonyl - 1% a 4%. Além do clássico efeito da inibição da tirosinase, interfere com alta especificidade em várias etapas do transporte do melanosoma do melanócito até atingir o queratinócito, um dos mecanismos extramamente importante para limitar a hiperpigmentação. Possui um mecanismo inovador, na redução das células tronco secretada na superfície dos queratinócitos envolvidos com a melanogênse. Demonstrado em estudos de eficácia superior ao ácido kójico. Devolve a maciez e luminosidade para a pele.

💆 Aqua Licorice  Extract PT - 3% a 10%. Contém Glabridin, ativo extraído da raiz de Glycyrrhiza glabra Lineé var, que contém 3 mecanismos de ações em um só ativo. 

💆 Ácido Kójico - 1 a 3%. O ácido kójico age como um potente despigmentante, onde a sua ação é interferir na biossíntese da melanina e, consequentemente, evitar o acúmulo deste pigmento. O ácido kójico é menos irritante e mais suave do que os demais clareadores usados comumente para o tratamento de manchas, e não causa fotossensibilização no usuário, o que possibilita seu uso durante o dia também.

💆 Azeloglicina  - 0,5% a 1%. Obtido através da reação do ácido azeláico e da glicina. Desenvolvido especificamente para reduzir a irritabilidade do ácido azeláico, mantendo as ações do mesmo. É um produto 2 em 1, age na hipergmentação e acne. Como clareador é altamente seguro e eficaz em peles negras, pela seletividade de ação em melanócitos hiperativos. Na acne além do efeito antimicrobiano, reduz a oleosidade e a hiperpigmentação pós-inflamatória. Excelente para ser utilizado em peles jovens hiperpigmentadas e acnéicas.

💆 Verochic - 0,1% a 5%.  Ação Peeling - 15% a 20%. Obtido do aniz estrelado, é um ativo multifuncional, estimula a retexturização, favorecendo a maciez e uniformização da pele, também potencializa e facilita a ação dos clareadores. Possui estudo com ação comparada ao ácido glicólico. Verochic pode ser usado em várias outras formulações pelo efeito antimicrobiano. Além de peeling home care para peles oleosas e acneicas.

💆 Ácido Tranexâmico - 0,4% a 3%O Ácido Tranexâmico bloqueia a conversão do plasminogênio (presente nas células basais epidérmicas) em plasmina, por meio da inibição do ativador de plasminogênio. A plasmina ativa a secreção de precusores da fosfolipase A2, que atuam na produção do ácido araquidônico e induzem a liberação de fator de crescimento de fibroblasto (bFGF). Trata-se de um potente fator de crescimento de melanócito. 

💆 Cysteamine - 5%.  O Cysteamine HCL funciona através da inibição da síntese de melanina e não através de um efeito melanocitotóxico. O tratamento pode ser feito em qualquer época do ano, independentemente da intensidade da luz solar. O Cysteamine HCL pode ser usado em qualquer fototipo e aplicada em todo o rosto e pescoço (incluindo a pele normal), evitando o contorno dos olhos. As manchas marrons respondem mais rapidamente que a pele normal e a pigmentação da pele torna-se uniforme pela continuação do tratamento.

💊 Oli-Ola™ - 150mg a 300mg. Estimula a síntese de colágeno e elastina por aumentar a vida cronológica dos fibroblastos, além de aumentar a proliferação e sua atividade celular por induzir a expressão de MnSOD e diminuir os níveis de ROS nas mitocôndrias. Diminui a formação de melanina por atenuar reações oxidativas e reduz os efeitos deletérios da radiação ultravioleta sobre a pele, incluindo a prevenção da hiperpigmentação.

💊 CitrusiM - 300mg a 500mg. O Extrato de Laranja Vermelha fornece a proteção adicional contra o fotoenvelhecimento, auxiliando na prevenção da mutação do DNA, inflamação induzida por UV e estresse oxidativo, devido à alta concentração de antocianinas, flavanonas e ácidos hidroxicinâmicos.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Loção Anti-queda de Cabelo com Minoxidil e Pilocarpina

O Ganho de Massa Muscular com a Fitoterapia