Serum para crescimento da Barba com Minoxidil 5%




Além de promover o crescimento e o aparecimento de fios na barba, reduz falhas e melhora a uniformidade.

Minoxidil é um potente vasodilatador musculotrópico (direto), pertence às peperidinpirimidinas, que atuam diretamente sobre a musculatura lisa vascular, igualmente à hidralazina; mas a diferença desta é que o seu efeito anti-hipertensivo é mais intenso e prolongado. Devido a sua poderosa ação vasodilatadora capilar sem venodilatação, origina um aumento reflexo do tônus simpático e da retenção hidro-salina. Absorve-se de forma rápida e completa pela mucosa digestiva e alcança seu efeito vasodilatador máximo em 2 ou 3 horas. Sua meia-vida plasmática é de 4 horas e seu efeito vasodilatador pode durar de 1 a 3 dias. Metaboliza-se amplamente pelo fígado e é eliminado como droga livre (10-15%) e metabolizado pela urina. O efeito antialopécico é explicado pelo maior fluxo vascular cutâneo.  


Ações terapêuticas


De forma tópica, é utilizado em tratamento de alopecia androgênica ou outras formas de alopecia. 

Estimula a microcirculação em torno do folículo piloso e promove o crescimento capilar. Como o pico da atividade do Minoxidil mantém-se por cerca de 1 hora, recomenda-se fazer várias aplicações ao dia, com a finalidade de melhorar a resposta terapêutica.  

Reações adversas 

Embora raros, podem ser apresentados eritema local, descamação, prurido.


Precauções 

Não utilizar em mucosas ou perto dos olhos. Aconselha-se a lavagem das mãos após cada aplicação.  

Interações 


Não deve ser administrado por via tópica com outros fármacos tópicos que aumentam a absorção como corticoesteróides, retinóides ou com bases de pomadas oclusivas.      

D-Pantenol: É obtido por redução do ácido pantotênico e usado para o tratamento de diversas afecções da pele. Além de sua ação cicatrizante, umectante e estimulante do metabolismo epitelial.

Modo de usar: Aplique uma pequena quantidade sobre a barba 1 vez ao dia, massageando até secar.


Indicações: Estimula o crescimento da barba, reduz falhas e melhora a uniformidade.


Referências Bibliográficas 


1. Formulário Médico Farmacêutico, 2ª edição. São Paulo: Tecnopress, 2002. 

2. Manual de incompatibilidades farmacotécnicas para preparações de uso tópico. ANFARMAG, 2003. 3. Martindale,  guia completa de consulta farmacoterapéutica. 2ª edição espanhola. Barcelona: Pharma editores, 2006. Pág. 1222 e 1223. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Loção Anti-queda de Cabelo com Minoxidil e Pilocarpina

Hipercromias (Manchas na Pele) - O que são e como tratar

O Ganho de Massa Muscular com a Fitoterapia