Síndrome das Unhas Frágeis (SUF) 😲



Síndrome das Unhas Frágeis (SUF) é uma queixa comum, caracterizada por aumento da fragilidade das lâminas ungueais. Afeta quase 20% da população geral, sendo mais comum em mulheres. Clinicamente se manifesta com onicosquizia e onicorrexe – distúrbios nos fatores de adesão intercelular das unhas se manifestam como a primeira, ao passo que alterações da matriz apresentam-se com onicorrexe. Mesmo sendo tão usual e afetando os pacientes de maneira importante em seu cotidiano, o tratamento das unhas frágeis avançou pouco nas últimas décadas e ainda se baseia principalmente no uso da biotina.
A SUF é queixa comum no consultório dermatológico, sendo que muitas vezes o paciente se refere a unhas quebradiças, fracas ou “lascadas”, além da dificuldade para observar seu crescimento.
Comumente não é encontrada causa aparente para a SUF, mas a propedêutica para seu diagnóstico inclui interrogatório sobre os hábitos dos pacientes (traumas ou desidratação excessiva), além da pesquisa de anemias, tireoideopatias, policitemia vera e uma variedade de outras doenças que podem ocasionar o quadro.
Seu tratamento não é específico, excetuando-se casos em que uma enfermidade primária é descoberta, mas o uso de Biotina por períodos prolongados parece exercer efeito favorável na evolução do quadro.
As unhas frágeis são bem mais do que um incômodo exclusivamente estético. Considerando-se que as unhas devem tocar quase tudo que é apreendido pelas mãos, sua fragilidade e pouca consistência podem representar grande desconforto e incapacidade para o paciente.
💮 Você já ouviu falar em Associação IN & OUT?
Esse tipo de prescrição combina cápsulas (para tomar) e fórmulas tópicas (para passar). Seu intuito é fazer com que um potencialize o efeito do outro, trazendo resultados com mais eficiência. 
 IN - Cápsulas: Biotina é uma coenzima essencial para o metabolismo lipídico  e em reações de carboxilação. Sua deficiência pode resultar na excreção urinária de ácidos orgânicos e em alterações na pele, cabelos e unhas. É usada para o tratamento e prevenção dos estados de sua deficiência.
OUT - Uso Tópico: NailRepair  é um extrato de mirra para o uso dermatológico especialmente indicado para o cuidado de cutículas danificadas e unhas frágeis e quebradiças. Foi desenvolvido com alta tecnologia a partir de plantas de cultivo orgânico, como na antiguidade. 
Referência Bibliográfica:
Costa IMC et al. Síndrome das unhas frágeis. Anais bras Dermatol. 2007; 82(3):263-270.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Loção Anti-queda de Cabelo com Minoxidil e Pilocarpina

Hipercromias (Manchas na Pele) - O que são e como tratar

O Ganho de Massa Muscular com a Fitoterapia