Tratamentos para Redução e Controle da Rosácea




O que é a Rosácea?






A rosácea é uma doença de pele comum, cujos sintomas envolvem áreas de vermelhidão na pele e lesões inflamadas, especialmente nas bochechas, nariz, testa e queixo. Muitas vezes começa entre as idades de 30 e 50 anos e afeta mais mulheres do que homens.

Quando os primeiros sintomas aparecem, podem ser confundidos com queimaduras solares. Conforme a doença se agrava, a vermelhidão torna-se mais duradoura e óbvia.

Rosácea pode piorar ao longo do tempo, levando a mudanças permanentes na aparência e afetando a autoestima. Não há cura conhecida para a rosácea, mas ela é tratável, com excelente controle.

Tipos de Rosácea


Existem cinco subtipos de rosácea, que variam conforme ela se manifesta, mas os subtipos podem se misturar. Pode ocorrer, por exemplo, a combinação do fimatosa com o tipo pápula pustulosa e também com a forma mais comum, a eritemato telangiectásica. Também é muito frequente a associação de rosácea do tipo fulminante com a ocular. 

Eritemato telangectasia

A pele adquire um tom avermelhado, rosado e diminutos vasos (telangectasias) se tornam evidentes, principalmente na região centro facial, próximo as asas nasais. O avermelhamento pode ser agravado por vários fatores, entre eles: o álcool, sol, estresse, exercícios físicos e calor. Quem possui a rosácea pode ter a sensação de estar com a pele pinicando ou queimando. Neste caso, a pele é mais sensível e não se pode utilizar creme abrasivos ou ácidos.

Rosácea pápula pustulosa

Nesse tipo de rosácea, soma-se ao tom avermelhado o aparecimento de lesões pápulo-pustulosas em surtos, como se fossem espinhas. Nesse tipo, a rosácea lembra a acne - tanto que por muito tempo foi chamada de acne rosácea. O tipo pápula pustular é mais comum em homens, com períodos de piora e melhora alternados.

Rosácea fimatosa

Esse é o tipo menos frequente de rosácea. Seria um estágio final da doença. A pele, torna-se espessada, endurecida e avermelhada, com poros dilatados. A rosácea fimatosa é caracterizada pelo aumento e infiltração de áreas como as glândulas sebáceas do nariz e é comum em homens com mais de 50-60 anos. Com o tempo, o nariz pode até dobrar de tamanho. O mento (queixo) também pode ser comprometido.

Rosácea ocular

Como o nome diz, a rosácea ocular atinge a região dos olhos. Cerca de 20% dos casos são descobertos em visita a um oftalmologista. O indicativo da doença é uma inflamação (chamada de blefarite) com avermelhamento e descamação na área dos cílios. Este tipo é o mais grave, pode evoluir para a perda da visão.

Granulomatosa

Existe outro subtipo mais raro da rosácea, chamado granulomatosa. Sua característica principal é o aparecimento de pequenos nódulos acastanhados na face. Cerca de 15% dos pacientes com a doença podem ter lesões em outros locais. Seu diagnostico é difícil e requer um alto grau de suspeição por parte do dermatologista. Seu tratamento também é um desafio.

Causas

A causa da rosácea é desconhecida, mas estudos apontam para uma combinação de fatores hereditários e ambientais. Uma série de fatores pode desencadear ou agravar a rosácea, aumentando o fluxo de sangue para a superfície de sua pele. Alguns destes fatores incluem:

Alimentos quentes ou bebidas, alimentos picantes, álcool, temperaturas extremas, exposição ao sol, estresse, raiva ou vergonha, exercício extenuante, Banhos quentes ou saunas, uso de corticosteroides, uso de medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos, incluindo alguns medicamentos para pressão arterial.

Fatores de risco

Os seguintes grupos estão em maior risco de desenvolver rosácea:

Pessoas entre 30 e 50 anos de idade
Pessoas de pele clara, com cabelos loiros e olhos azuis
Descendentes de celtas ou escandinavos
História familiar de rosácea
Histórico de acne grave no passado
Mulheres (no entanto, os homens também podem desenvolver rosácea e tendem a ter sintomas mais graves).

Sintomas de Rosácea

Sintomas da rosácea podem incluir:

Vermelhidão facial. 
Pequenos vasos sanguíneos no nariz e bochechas muitas vezes incham e tornam-se visíveis
Protuberâncias no rosto que se assemelham a acne
Secura ocular e pálpebras avermelhadas, com irritação e inchaço
Nariz alargado. Raramente, a rosácea pode engrossar a pele do nariz, fazendo com que ele adquira um aspecto grosseiro.

Tratamento de Rosácea

A rosácea não tem cura. No entanto, com o tratamento adequado, a maioria das pessoas consegue controlar os sintomas e evitar que a doença se agrave.

Uma das alternativas é a utilização da Brimonidina, que diminue e controla o flushing (vermelhidão). É bom lembrar que ela não cura a rosácea, mas diminue o avermelhamento.

Tartarato de Brimonidina é um tratamento eficaz, aprovado para uso tópico no controle do eritema na Rosácea pela FDA em 2013, veiculado em uma base hidratante e anti-inflamatória, reparadora da função barreira cutânea. 




Outra opção eficaz para a redução e o controle da Rosácea é o Telangyn.

Telangyn é um tetrapeptídeo inovador, que foi desenvolvido para minimizar os efeitos da rosácea relacionados à inflamação da pele, como a dilatação dos vasos sanguíneos e a vermelhidão. Atua também como fotoprotetor celular, ajudando a diminuir a degradação do tecido e a hiperpigmentação pós-inflamatória.




A correção cirúrgica da rosácea é indicada nos casos de fimatosa. E para tratar a rosácea ocular, muitas vezes é necessária abordagem específica, como o uso de colírios locais (com antibióticos) e também imunossupressores, como a ciclosporina.

Também é importante o uso do laser ou da luz pulsada para vasos. A luz do laser atinge os vasos, promove sua destruição e clareia a região. Os tipos de laser mais utilizados são o Pulsed Dye Laser e NdYag.

Convivendo/ Prognóstico

Evite os fatores que pioram a doença 

O primeiro passo para tratar a rosácea é evitar os fatores que dilatam os vasinhos do rosto e provocam vermelhidão. Há casos em que a prevenção e o uso de protetor solar já são suficientes para controlar a doença, sem necessidade de medicamentos.

Ambientes abafados e quentes, exposição solar sem proteção, peeling, estresse e nervosismo são alguns fatores que aumentam a possibilidade de uma crise. Como a pele com rosácea também é muito mais sensível a produtos cosméticos, é importante ter cuidado com o uso de substâncias que contêm ácidos e álcool. 

Cuidados com a alimentação

Excesso de álcool, pimenta, comida condimentada, café e outros alimentos quentes podem piorar a rosácea. Hipertensão e doenças gastrointestinais também são fatores relacionados a surtos desse problema. Por isso, evitar alimentos que agravam essas doenças é uma boa medida de prevenção, opções ricas em sódio ou muito ácidas e temperadas devem ficar fora da sua dieta.

Dermoabrasão e cirurgia

Nos graus mais graves de rosácea, pode ser necessário fazer dermoabrasão ou cirurgia, chamada subcisao, para recuperar a aparência inicial da pele. Quando os vasos ficam muito dilatados e nutrem demais as glândulas da pele, a doença pode evoluir para quadros mais permanentes e deformar, sobretudo, o nariz - manifestação chamada de rinofima.

A cirurgia é feita para remodelar essas áreas alteradas do rosto, enquanto a dermoabrasão consiste no lixamento para esfoliar a pele e retirar a camada mais superficial. Após essa esfoliação, ocorrerá uma cicatrização e regeneração da pele, que ficará livre das deformidades causadas pela rosácea.

A luz pulsada é uma excelente alternativa para graus iniciais e moderados de rosácea. O laser de Co 2 fracionado é utilizado no tratamento dos fimas.

Cuidados complementares em casa

Além de evitar os fatores agravantes e seguir o tratamento indicado pelo dermatologista, adotar hábitos simples ajuda a combater a sensibilidade da pele. Recomendo o uso de protetor solar, sabonete com enxofre e pH fisiológico, além de borrifamento com água termal.

Quem gosta de maquiagem para disfarçar a vermelhidão do rosto deve preferir produtos hipoalergênicos, corretivo e base em tom verde, que neutraliza a cor vermelha da rosácea. É melhor do que usar uma camada muito grossa de base, que pode irritar ainda mais a pele.

Complicações possíveis

Nos casos mais graves e raros, as glândulas de óleo (glândulas sebáceas) do nariz e bochechas se ampliam, resultando em um acúmulo de tecido em torno do seu nariz - uma condição chamada rinofima. Esta complicação é mais comum nos homens e desenvolve-se lentamente ao longo de um período de anos.

Prevenção

Não é possível prevenir a rosácea, apenas controlar a doença com tratamento adequados e medidas de estilo de vida.

Fontes e referências

Dicionário da Saúde - Conheça e entenda 2000 doenças de A a Z




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Loção Anti-queda de Cabelo com Minoxidil e Pilocarpina

Hipercromias (Manchas na Pele) - O que são e como tratar

O Ganho de Massa Muscular com a Fitoterapia